sns-container
SNS-Print

Assista ao seminário PNS por live streaming, dia 9.

Realiza-se no próximo dia 9 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, das 9 às 18 horas, o Seminário Saúde e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Desafios para uma Década.

Na ocasião, a Direção–Geral da Saúde (DGS) irá lançar, publicamente, o início do processo de construção do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, de natureza intersectorial, colaborativa e coprodutiva, de tod@s para tod@s.

Aproxima-se o fim do horizonte temporal do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2011-2016, extensão a 2020.

O próximo ciclo de planeamento estratégico em saúde, de base populacional, em Portugal, que decorrerá na próxima década, será marcado por vários desafios:

  • O crescente envelhecimento da população;
  • A epidemia das doenças não transmissíveis;
  • As iniquidades em saúde;
  • As alterações climáticas;
  • O fortalecimento do sistema de saúde;
  • As migrações e as emergências em saúde pública.

Todos estes desafios têm como pano de fundo a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Saúde como fator central para o alcance dos mesmos até 2030.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável constitui uma oportunidade imperdível e o PNS 2021-2030 oferece o instrumento para enfrentar os desafios da saúde sustentável, nesta década, em Portugal.

O Seminário Saúde e Desenvolvimento Sustentável – Desafios para uma década visa, assim, congregar toda a comunidade das Instituições da saúde, da sociedade, da Academia e do público em geral, numa reflexão aprofundada sobre as interações e interdependência dos fatores conducentes à melhoria da saúde das populações, hoje e amanhã, «sem deixar ninguém para trás».

E, neste contexto, lançamos publicamente o início do processo de construção do Plano Nacional de Saúde 2021-2030, de natureza intersectorial, colaborativa e coprodutiva, de tod@s para tod@s.

Para quem não pode estar presente, existe a possibilidade de assistir através do facebook, por live-streaming.

Para saber mais, consulte:

DGS > Programa

 

Voltar

Últimas Notícias

IPSS que fornecem refeições saudáveis a pessoas da cidade distinguidas.
15/10/2019
Francisco Ramos presidiu hoje à sessão de encerramento do encontro.
15/10/2019
Fundão acolhe sessão sobre Bullying, dia 25 de outubro.
15/10/2019