sns-container
SNS-Print

Ministra assume compromisso de investir nos Cuidados de Saúde Primários.

A Ministra da Saúde, Marta Temido , que participou no 11.º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF), a decorrer em Almada, afirmou que é «objetivo continuar a investir na resolutividade dos cuidados de saúde primários, conferindo-lhe meios mais diferenciados para responder em proximidade às necessidades dos portugueses, muitas vezes em articulação com as autarquias».

Na sua intervenção, Marta Temido sublinhou que «a saúde é uma rede integrada que valoriza a articulação dos diversos níveis de cuidados, sendo os Cuidados de Saúde Primários a base da nossa atuação» e que as USF se assumem como os centros decisivos desta rede.

A Ministra referiu que «até ao final de dezembro vão abrir até mais 20 USF», tendo sido, ainda, «autorizada a passagem de 20 USF a modelo B, dando continuidade a esta aposta nos Cuidados de Saúde Primários e no desenvolvimento das equipas, permitindo, assim, aumentar a motivação dos profissionais».

Marta Temido considerou que «a atividade das USF deve ser orientada no sentido de uma maior colaboração com as restantes respostas do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo maior eficiência», sendo que «um dos desafios desta legislatura é melhorar a articulação com os outros níveis de cuidados», acrescentando que «todos têm um papel a desempenhar».

A Ministra finalizou a sua intervenção referindo que «existe muita coisa a aperfeiçoar, a agilizar, problemas para resolver» mas que «é necessário olhar estes desafios como fazendo parte do crescimento do SNS».

Voltar

Últimas Notícias

Primeiro em Portugal a utilizar técnica com recurso a laser.
04/12/2019
SES: Morre-se menos em Portugal do que na Europa por causas evitáveis e tratáveis.
05/12/2019
Hospital de Magalhães Lemos inaugura unidade de internamento.
06/12/2019