sns-container
SNS-Print

Ministra da Saúde garante novas USF e mais 20 de modelo B.

A Ministra da Saúde, Marta Temido , anunciou ontem, dia 28 de novembro, na Assembleia da República, que 20 novas Unidades de Saúde Familiar (USF) poderão ser criadas ainda este ano e outras 20 passam a modelo B, que é o mais exigente, com maior autonomia e com mais incentivos financeiros.

«A transformação de 20 USF A para B irá ocorrer no próximo dia 1 de dezembro e temos mais 20 novas USF A que podem concretizar-se este ano, naquele que é o primeiro passo para a generalização do modelo», afirmou Marta Temido aos deputados.

Das 20 unidades de saúde familiar (USF) que passam em dezembro ao modelo mais avançado, o B, sete ficam na região de Lisboa e Vale do Tejo, seis no Centro, cinco no Norte e duas no Alentejo.

A Ministra da Saúde recordou ainda que as cirurgias adiadas durante a greve cirúrgica dos enfermeiros já foram realizadas, destacando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) realizou mais 4% de cirurgias em outubro deste ano do que no período homólogo de 2018.

Em termos de cidadãos sem médico de família, Marta Temido indicou que em 2019 há mais 6% de utentes com médico de família do que em 2015. «São mais cerca de 600 mil portugueses com médico de família, para além de 100 novas USF, de 80% de Agrupamentos de Centros de Saúde com respostas de saúde oral, de 78% com respostas de análises clínicas, de 65% com respostas de radiologia e de 60% com rastreios de saúde infantil», elencou.

A Ministra da Saúde recordou também o aumento da atividade assistencial e o acréscimo de profissionais de saúde, dizendo que, em novembro deste ano, há mais 14.784 trabalhadores no SNS do que em finais de 2015.

«Sabemos que o SNS não é um sistema perfeito, mas não o queremos substituir por um sistema de seguro público. Queremos melhorá-lo», salientou Marta Temido .

Fonte: LUSA

Voltar

Últimas Notícias

Primeiro em Portugal a utilizar técnica com recurso a laser.
04/12/2019
SES: Morre-se menos em Portugal do que na Europa por causas evitáveis e tratáveis.
05/12/2019
Hospital de Magalhães Lemos inaugura unidade de internamento.
06/12/2019